Blog

compota-tomate

Compota de Tomate

A Compota de Tomate servida no Rosmarinus não é uma criação da casa, mas sim uma adaptação de uma antiga receita baiana, criada no século XVIII. Veja o que é necessário para reproduzir a receita, que rende 4 porções.

 

Ingredientes

1,2 kg de tomate italiano maduro (sem machucados e firme);

1 L de água;

1 kg de açúcar cristal;

1 cravo da índia

Preparo

De início, prepare uma calda utilizando a água, açúcar e o cravo. Enquanto a calda está ao fogo, pegue os tomates e faça um pequeno corte superficial na pele da cabeça de cada tomate e jogue na agua fervente em outra panela. Aguarde alguns minutos até a pele começar a sair, e em seguida coloque o tomate em água gelada, para parar o processo de cozimento. Após isso você poderá tirar a pele no tomate.

Com os tomates sem pele, divida-os ao meio no sentido vertical e retire as sementes. Quando a calda estiver no ponto ideal, coloque os tomates na panela e regue-os com a calda, mas sem deixar desmanchá-los. Uma dica para que isso não ocorra é não mexer nos tomates, apenas regá-lo com a calda, por aproximadamente cinco minutos.

Depois, retire os tomates da calda, coloque em uma travessa e leve à geladeira por trinta minutos. Deixe a calda em fogo baixo. Após isso, tire os tomates da geladeira, coloque-os numa peneira, e jogue sobre ele a calda quente. Repita esta operação mais duas vezes.

Para finalizar o preparo, coloque o tomate em uma travessa de plástico com tampa e jogue esta mesma calda sobre os tomates. Tampe e leve para a geladeira por 24 horas. Após este processo, a compota já está pronta para ser servida.

Bom apetite!

Compartilhe: